Centro de Estudos do Hospital Daher: há 24 anos formando cirurgiões plásticos no DF

A especialidade da cirurgia plástica tem se mostrado como uma das mais importantes da medicina brasileira. A demanda crescente por procedimentos é uma das justificativas para isso, mas a qualidade dos cirurgiões brasileiros coloca o país na frente. Os estudos e o desenvolvimento de técnicas fazem com que o Brasil esteja na vanguarda da cirurgia plástica.

Com isso, uma das preocupações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é a formação de profissionais capacitados para o exercício da profissão. Alinhado com essa filosofia, o Centro de Estudos do Hospital Daher, em Brasília, oferece especialização em cirurgia plástica. O curso é reconhecido pela SBCP e dura três anos.

No Brasil, as especializações são oferecidas em hospitais públicos, entidades filantrópicas e, em menor intensidade, em serviços privados. Em Brasília, o Hospital Daher é o único da iniciativa privada que oferece a especialização em cirurgia plástica através de um núcleo voltado apenas para a formação de profissionais.

No Centro de Estudos Daher, as aulas englobam todas as áreas da especialização, incluindo procedimentos menos invasivos, cirurgias estéticas e de reconstrução. Há uma preocupação com a formação global dos profissionais. Por isso, além das aulas teóricas e práticas, o curso inclui as partes de ensino e pesquisa e divulgação de trabalhos científicos em publicações credenciadas. Ao final da formação, os alunos passam pela prova da SBCP, sendo obrigatória a aprovação para o exercício da especialidade.

As aulas práticas são ministradas no Centro de Cirurgia Plástica, que funciona desde 1980. O Centro funciona em parceria com o Departamento de Laser e Dermatologia. A ideia é unir a cirurgia plástica, a dermatologia e as facilidades do tratamento a laser em um só lugar.

Assim, é possível combinar técnicas e, com isso, melhorar os resultados dos procedimentos feitos nos pacientes. O coordenador do Centro é o Dr. José Carlos Daher, fundador do Hospital Daher. Ele é especialista em cirurgia plástica, tendo sido orientado pelo Dr. Ivo Pitanguy. Possui diversos trabalhos publicados e participações em congressos no Brasil e no exterior.

Dr. Daher ressalta a importância de investir na formação de especialistas. “O investimento da iniciativa privada na melhoria da capacitação de profissionais é um modelo que deveria ter apoio das instituições governamentais, já que é uma atividade suplementar da capacitação de profissionais em nível avançado de formação”, sugere o especialista.

Ao longo dos anos, vários trabalhos foram desenvolvidos no Centro de Estudos Daher e hoje são melhorias disponibilizadas para a população. Algumas delas são relacionadas a técnicas originais de reconstrução mamária, como o objetivo de otimizar os resultados da cirurgia.

Pela ligação do Dr. Daher com a mastologia, o Centro de Estudos Daher está em fase de planejamento de um curso de especialização em mastologia. Os recursos que financiam estes cursos são oriundos do próprio hospital e de mecanismos de contribuição criados com esse objetivo.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *