Mitos e verdades sobre a flacidez facial

José Carlos Daher ajuda a desvendar as causas do problema

O rosto é um dos primeiros locais do corpo a refletir as ações da idade e o mais difícil de disfarçar. Por isso, é essencial que homens e mulheres comecem a tomar medidas desde cedo para retardar esse processo, como utilizar filtro solar, hidratantes à base de colágeno e óculos de sol. Mas com a constante preocupação em relação às temidas marcas da idade, muitas pessoas se privam de hábitos saudáveis, como o da corrida, por medo de que eles causem o enfraquecimento das fibras do rosto. Para isso, elaboramos uma lista de mitos e verdades sobre a flacidez facial. Confira abaixo:

Remover os pelos do rosto com cera pode causar rugas e flacidez?
Mito, desde que a depilação não seja feita de forma exagerada. As fibras de colágeno e a elastina da derme não são atingidas durante o processo.

Dormir de barriga para baixo causa flacidez?
Mito. A posição adotada na hora do sono não causa flacidez. Mas, como com a idade a pele se torna menos elástica, a pressão do travesseiro sob o rosto pode causar rugas. Por esse motivo, é recomendado o uso de travesseiros específicos para evitar as marcas na face.

Correr causa flacidez no rosto?
Mito. Durante a corrida, o corpo não tem o poder de danificar o colágeno da pele.

Exposição prolongada ao sol pode causar flacidez facial?
Verdade. A exposição prolongada aos raios ultravioletas ao ar livre, principalmente no horário entre 10h e 16h, pode ocasionar a quebra do colágeno. Por esta razão, é essencial passar protetor solar adequadamente sempre que houver exposição ao sol, mesmo que o tempo esteja frio.

Exercícios faciais podem reduzir a flacidez da pele?
Em parte. Os exercícios são aliados contra a flacidez, pois eles aumentam o tamanho dos músculos da face. Por outro lado, podem levar ao aumento das linhas de expressão, uma vez que os ligamentos que sustentam nossa musculatura se afrouxam com o tempo, e os movimentos repetitivos na pele pouco elástica podem causar rugas.

Perder peso pode aumentar a flacidez?
Verdade. Quando a pessoa engorda, a pele do rosto se estica para acomodar o ganho. Caso esse peso extra seja perdido, a derme não será capaz de voltar ao seu estado anterior. Conforme o corpo envelhece, a pele perde elasticidade e, depois de esticada, ela não voltará à mesma condição de quando era jovem.

Fumar provoca flacidez na pele?
Verdade. Além de ser um destruidor de colágeno, proteína responsável por atribuir elasticidade aos tecidos do corpo, o movimento repetitivo de fumar ainda causa marcas de expressão ao redor da boca.

Hoje é possível reduzir a flacidez por meio de produtos tópicos, como cremes, que aumentam a produção de colágeno na pele, e também pela ingestão de Vitamina C, que ajuda a recuperar a elasticidade da derme. O cirurgião plástico e fundador do Hospital Daher, José Carlos Daher, explica que hoje existe uma gama de procedimentos estéticos disponíveis para protelar o procedimento cirúrgico. “O procedimento que é indiscutivelmente mais eficiente para o rejuvenescimento facial é a injeção de gordura. Ela é retirada de outra parte do corpo do paciente e injetada no local desejado do rosto para dar volume. Mas o procedimento só deverá ser realizado sob indicação médica”, alerta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *