fbpx

Hospital Daher investe em uma assistência mais segura para os seus clientes

 

Você sabe o que é o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP)? Composto por um time multidisciplinar com representantes da Enfermagem, Qualidade, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Fisioterapia, Hemoclínica, Fonoaudiologia, Nutrição, Radiologia, Ouvidoria, Farmácia e Diretoria Médica, o NSP norteia suas ações de acordo com a RDC 36, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a segurança do paciente em serviços de saúde, e com o Plano de Segurança do Paciente do hospital.

O grupo se reúne mensalmente para discutir as oportunidades de melhorias a partir das notificações de eventos adversos, além de avaliar as estratégias e ações implantadas.

O Plano de Segurança do Paciente é uma planilha que engloba os projetos, seus responsáveis, as respectivas ações e prazos e é elaborado anualmente pelo time de colaboradores. Em 2016, o Núcleo concluiu 96% das ações planejadas, o que prova a adesão e o comprometimento do grupo.

Em novembro, o gerente da Qualidade do Hospital Daher, Clayton Sousa, junto com sua equipe e a analista Amelinha, além dos enfermeiros Francivaldo e Alisson, realizaram uma palestra na Secretaria da Saúde do DF com a participação de representantes de hospitais privados, públicos e militares. “O objetivo da palestra foi compartilhar as experiências e estratégias de trabalho do NSP”, explica o gerente.

Na mesma ocasião, a Vigilância Sanitária do DF convidou o Hospital Daher a fazer parte, como membro consultor, da Coordenação Distrital de Segurança do Paciente, CDSP, mais um motivo de orgulho para a equipe e um indicativo de que o caminho traçado está mais do que correto.

Ainda em 2016, o Hospital Daher foi classificado pela Vigilância como um estabelecimento de saúde de alta adesão às práticas seguras. Para 2017, um dos principais desafios será adesão dos colaboradores à política de notificação de eventos adversos, além da implantação de todas as ações definidas. Um desafio que toda a equipe pretende enfrentar com o mesmo desemprenho que fez com que os resultados em 2016 fossem tão satisfatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: