Doces, refrigerantes, batatas fritas, chocolates, guloseimas, coxinhas, pizzas, hambúrgueres e massas são deliciosos, mas possuem um alto índice de gordura e açúcar que prejudicam nossa saúde e corpo. O diabetes é uma doença que abala o emocional e físico de um portador.
No entanto, é possível conviver com a doença que, provavelmente, foi desenvolvida pelo mau hábito alimentar, histórico familiar, deficiência de exercícios físicos, entre outros costumes que podem gerar o diabetes. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), mais de 13 milhões de pessoas possuem a doença, o que representa 6,9% da população total.
Qual a diferença entre diabetes tipo 1 e 2?
O diabetes é definido como uma doença crônica, que se instala quando o corpo não produz insulina — hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Quando a pessoa possui a doença, seu organismo não forma insulina e não utiliza a glicose, deixando-a em um nível alto no sangue, a hiperglicemia — excesso de glicose no sangue.
A SBD explica que, em condições rotineiras, quando o nível de glicose no sangue sobe, células beta produzem insulina. A glicose será utilizada como combustível para o corpo ou armazenada como reserva. O diabetes pode ser definido como tipo 1 ou 2, identificado em exames de sangue.
O diabetes tipo 1 é instalado quando o sistema imunológico ataca por engano as células beta, ocasionando a pouca ou nenhuma liberação de insulina. Este tipo é comum em crianças e adolescentes, em raros casos também em adultos.
O tipo 2 surge quando o organismo não é capaz de usar a insulina que produz devidamente. Em outros casos, a insulina produzida não é suficiente para controlar a taxa de glicemia. Quase 90% dos clientes saúde que possuem a doença são portadores deste tipo, sendo mais frequente em adultos.
Tratamentos do diabetes
Aprender a conviver com a doença é essencial, pois, apesar de crônica, é possível manter uma vida saudável. O diabetes, após diagnosticado, poderá ser controlado, observando o nível de glicose no sangue, por meio de monitores de glicemia ou bombas de insulina e, também, com medicamentos. Se não tratada ou controlada, a doença poderá causar danos para os órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Atividades físicas e um planejamento alimentar também são essenciais para mantê-la em dia. Planejamento alimentar não é dieta e, sim, organização sobre o que se está ingerindo e a quantidade adequada. Outras dicas são: fazer pequenas refeições ao longo do dia; ter um sono regular; comer lentamente e aceitar que possui diabetes, cuidando dela para que não ocasione consequências para o corpo e a mente.
Dicas de alimentos para portadores do diabetes
A alimentação do cliente saúde portador do diabetes deverá estar associada à prática de exercícios físicos e também às orientações médicas. Confira abaixo dicas do que se alimentar para controlar a doença:
- Aveia;
- Maçã, pera, banana, laranja, uva, melancia e melão;
- Gelatinas e refrigerantes diet;
- Sucos de frutas naturais;
- Feijão;
- Legumes e verduras;
- Grãos integrais.
O que evitar:
- Refrigerantes, sucos e chás industrializados;
- Alimentos light;
- Adoçantes não calóricos;
- Bebidas alcoólicas;
- Frituras;
- Pães, massas e arroz;
- Frutas como tâmara, figo e coco;
- Carne de porco;
- Enchidos e embutidos;
- Açúcar.
Procure um endocrinologista ou nutricionista para obter mais informações sobre o planejamento alimentar de um cliente saúde com diabetes. O Hospital Daher Lago Sul oferece atendimento com estes profissionais. Agende seu horário em: (61) 3213-4848 | 99911-1939 (WhatsApp).
Saiba mais sobre o Hospital Daher:
O Hospital Daher Lago Sul é referência no Distrito Federal. Oferece atendimentos em diversas especialidades, bem como procedimentos modernos e eficazes voltados para o diagnóstico, acompanhamento e tratamento das doenças. Por promover um serviço humanizado, acolhedor e seguro e, consequentemente, a saúde e o bem-estar, o Hospital Daher é visto como um Centro de Hospitalidade. Como hospital geral de localização privilegiada, garante um atendimento diferenciado, pautado pela hospitalidade, humanização e eficiência. O cliente saúde Daher conta com consultórios ambulatoriais, centro cirúrgico, pronto-socorro, unidade coronariana e UTI adulto, além de modernos centros de cardiologia, oncologia, terapia infusional e laser e dermatologia, todos referências em Brasília. Além disso, o Hospital Daher foi a primeira instituição do Centro-Oeste a obter a certificação ISO 9001 em hotelaria hospitalar e é certificado pela ONA em nível III.