O Hospital Daher Lago Sul, na última sexta-feira (25), foi o local de realização do procedimento de Estimulação Cerebral Profunda (DBS), uma cirurgia neurofuncional para a neuromodulação das funções do cérebro que, por algum motivo, não estão acontecendo corretamente.
A técnica consiste em implantar um eletrodo no cérebro que, ligado a um marca-passo, gera um campo elétrico que atuará para a normalização dessa estrutura cerebral.
O procedimento realizado no Hospital Daher teve como objetivo restaurar a função de um paciente portador da doença de Parkinson refratária aos medicamentos. Para isso, foi aplicado um protocolo utilizado no Hospital da Universidade de Oxford, na Inglaterra.
A equipe do Dr. Igor Campbell implantou um DBS direcional Abbott com o paciente totalmente anestesiado, fato esse que traz maior conforto para o paciente, maior segurança para a equipe multidisciplinar, além de alguns estudos sugerirem que a técnica pode aumentar a precisão do alvo cirúrgico.
Também foi utilizada uma ressonância magnética intra-cirúrgica para verificação do posicionamento dos eletrodos, assim como o planejamento estereotáxico associado à tomografia computadorizada, monitoração neurofisiológica intraoperatória, micro-registros da atividade cerebral e imagens transcirúrgicas.
Com toda essa tecnologia associada, o procedimento foi um sucesso e como era o objetivo, o alvo anatômico foi alcançado. Em breve, poderemos observar os efeitos da terapia de Estimulação Cerebral Profunda neste paciente.
Sobre a DBS
O Dr. Luciano Gonzalez, fundador da Health Learning Academy (HLA), explica que a Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um procedimento da Neurocirurgia Funcional, uma subespecialidade da Neurocirurgia.
Suas principais indicações são os distúrbios de movimento refratários à medicação, em especial a doença de Parkinson, assim como o tremor essencial, as distonias e outros.
Além disso, cada vez mais a DBS está sendo utilizada para epilepsias, tratamento de drogadição, distúrbios psiquiátricos, em especial depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), entre outros.
Como a DBS pode melhorar a qualidade de vida do paciente?
O doutor ainda afirma que todo tratamento na Neurocirurgia Funcional é voltado para a restauração da função neurológica. Então, o objetivo final sempre é melhorar a qualidade de vida do paciente.
Neste caso específico, o que mais provocava redução na qualidade de vida eram a rigidez, os tremores, a bradicinesia (lentificação dos movimentos e da cognição) e as alterações de marcha.
Então, realizou-se o implante dos eletrodos cerebrais profundos com tecnologia direcional — a mais recente, moderna e efetiva —, propiciando uma neuromodulação focada no cérebro. Gonzalez conclui que tudo foi realizado com o intuito de reduzir os sintomas do paciente, o que pode ser percebido logo no início da terapia.
Sobre o Hospital Daher Lago Sul
Com quatro décadas de existência, o Hospital Daher Lago Sul consolidou-se como referência entre os serviços de saúde de Brasília devido a suas confortáveis estruturas, procedimentos modernos, seguros e eficazes e atendimento acolhedor, o que o torna mais do que um hospital: um centro de hospitalidade. Entre em contato e agende a sua consulta.
2 Comentários. Deixe novo
Boa tarde. O hospital realiza o procedimento DBS pelo plano Assefaz? É para meu pai que tem Parkinson. No aguardo, obrigado, Roberto Fabeni.
Olá! Para mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (61) 3213-4848 ou WhatsApp (61) 99911-1939.