fbpx

Fevereiro Roxo: conheça a importância da campanha de conscientização sobre lúpus, Alzheimer e fibromialgia

A campanha Fevereiro Roxo surgiu em 2014, em Minas Gerais, como forma de conscientizar a população em relação a três doenças: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Alzheimer e Fibromialgia.

Apesar de distintas, as doenças têm em comum o fato de não possuírem cura. Ou seja, motivo que reforça a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura, assim proporcionando bem-estar e qualidade de vida.

A campanha Fevereiro Roxo busca disseminar informações sobre as três doenças, por meio de mutirões de saúde, palestras e outras ações junto à população. O Hospital Daher, por exemplo, realiza uma programação voltada ao apoio da campanha, a fim de ajudar na conscientização do diagnóstico precoce do Alzheimer, lupus e fibromialgia.

Fevereiro Roxo: Confira alguns dados sobre o Alzheimer, o Lúpus e a Fibromialgia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 55 milhões de pessoas vivam com algum tipo de demência, sendo a mais comum a doença de Alzheimer, que atinge sete entre dez indivíduos nessa situação em todo o mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que em torno de 1,2 milhão de pessoas têm a doença, e 100 mil novos casos são diagnosticados por ano.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, estima-se que no Brasil existam cerca de 65.000 pessoas com Lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.

Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial, sem diferenças entre nacionalidades ou condições socioeconômicas. Geralmente atinge mais mulheres do que homens e aparece entre 30 e 50 anos de idade, embora existam pacientes mais jovens e mais velhos com a doença.

Como identificar os sintomas do Alzheimer, Lupus ou Fibromialgia?

O Lúpus, a Fibromialgia e a doença de Alzheimer são incuráveis e, por isso, devem  ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados. Além disso, todas as três doenças apresentam sintomas iniciais que são relativamente inofensivos. Na maioria dos casos, o único sinal visível do Lúpus é a vermelhidão na pele, por exemplo.

O Lúpus é uma doença crônica que afeta pacientes do sexo feminino com mais frequência do que pacientes do sexo masculino, além de acometer mais adultos e jovens do que crianças e idosos. No início, são comuns sinais dermatológicos e sistêmicos, como febre baixa, cansaço, desânimo, perda de peso, dor nas costas e apetite. 

A Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada e crônica que dura meses, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor, como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e da memória.

Quanto ao Alzheimer, a confusão mental e a perda da memória geralmente são atribuídas à idade avançada. O paciente com Alzheimer pode se lembrar de acontecimentos banais de sua infância e juventude, mas se esquecer de episódios importantes do último ano.

O Hospital Daher apoia a campanha Fevereiro Roxo e orienta a todos que, ao observarem sintomas de alguma das doenças citadas, procurem atendimento médico para obter um diagnóstico e realizar um tratamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Leia também: