Nos dias 5 e 6 de maio aconteceu a I Jornada Brasiliense de Nutrição Oncológica, realizada pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), com o intuito de disseminar informações atualizadas sobre a terapia nutricional no paciente oncológico desde a prevenção, passando pelo tratamento, e até mesmo após o tratamento para a manutenção da qualidade de vida do paciente.
A Nutrição tem papel fundamental, uma vez que ajuda a prevenir o tratamento da Síndrome Anorexia-Caquexia que acomete os pacientes, ocasionado a perda de massa magra, como explanado em uma das palestras realizadas pela Especialista em Nutrição Oncológica pela SBNO e Supervisora de Nutrição do Hospital Daher, Gianna Rosa.
“Acolher os pacientes nas diferentes fases do tratamento é entender que o paciente não é um estudo de caso e precisa ser atendido de forma individualizada, entendendo o papel da nutrição com um olhar aconselhador e não somente prescritor. Por isso que jornadas como essa ajudam a fortalecer o papel do nutricionista no tratamento do paciente oncológico em Brasília, bem como mostrar um pouco do serviço que é fornecido no Hospital Daher”, afirmou Gianna Rosa.
Outros temas abordados foram a importância da triagem e avaliação nutricional dos pacientes desde o início do tratamento, e como isso minimiza possíveis sintomas, tanto em pacientes pediátricos como em adultos. A importância do tratamento de forma multidisciplinar, com profissionais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos e odontólogos e, também, o olhar do nutricionista nos cuidados paliativos e no final de vida.