O Hospital Daher acaba de realizar um ciclo de palestras para a “Atualização sobre o coronavírus”, o evento contou com a participação de diversos colaboradores em dias específicos e representante da diretoria médica, na pessoa do Dr. Juracy Cavalcante. O objetivo é levar aos colaboradores e parceiros Daher esclarecimentos sobre a doença e as medidas a serem tomadas em casos de suspeita de coronavírus. Além disso, o encontro também serviu para preparar a equipe para lidar com possíveis casos suspeitos do problema.
De acordo com a Dra. Luciana Teodoro de Rezende Lara, infectologista do Hospital Daher, o coronavírus é uma doença respiratória viral, por isso não existe uma medicação específica para o problema e o tratamento é sintomático. “Estamos falando de um vírus novo e não sabemos como ele vai se comportar na população mundial. Na China, a mortalidade foi de 2%, e por isso houve um alarde. Mas isso não está se repetindo nos outros países”, esclarece.
Ainda segundo a infectologista, ao contrário do país asiático, as outras nações puderam se precaver para o surgimento de casos suspeitos. “Por isso, pode ser que essa epidemia não se dissemine como foi na China”, pondera Dra. Luciana. É exatamente isso que o Hospital Daher está fazendo por meio das palestras. “Essa ação é importante porque visa preparar toda a equipe de saúde para uma atenção adequada em caso de algum paciente com sintomas suspeitos”.
Como é definido um caso suspeito de coronavírus?
Para que o quadro do paciente seja classificado como suspeito de coronavírus, obrigatoriamente, ele precisa apresentar febre, acompanhada de sintomas respiratórios, além de atender a uma das seguintes situações:
- Ter viajado nos últimos 14 dias, antes do início dos sintomas, para uma área de transmissão local, ou seja, para a China;
- Ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.
Por usa vez, o protocolo para abordagem dos casos suspeitos depende da manifestação clínica do paciente e abrange medicação para os sintomas, recomendação de repouso, restrição ao ambiente domiciliar e até internação, em casos moderados a graves. “Apesar de ser um vírus novo, o coronavírus não tem se mostrado tão letal”, explica a infectologista.
Como se prevenir
Algumas medidas podem ajudar a prevenir a transmissão de diversos tipos de vírus, entre eles, o coronavírus.
- Lavar frequentemente as mãos;
- Utilizar lenços descartáveis;
- Cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar;
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- Evitar tocar as mucosas de nariz, olhos e boca;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- Manter os ambientes bem ventilados;
- Evitar o contato com pessoas doentes.
Sobre o Hospital Daher Lago Sul
Com quatro décadas de existência, o Hospital Daher Lago Sul consolidou-se como referência entre os serviços de saúde de Brasília devido a suas confortáveis estruturas, procedimentos modernos, seguros e eficazes e atendimento acolhedor, o que o torna mais do que um hospital: um centro de hospitalidade.
O cliente saúde Daher encontra nas amplas instalações do hospital qualidade em todos os serviços ofertados, como ambulatório com diversas especialidades médicas, centro cirúrgico, pronto-socorro, UTI e unidade coronariana, além de excelentes centros de oncologia e terapia infusional, cardiologia, dermatologia, cirurgia plástica, entre outros.