Você sabia que o Março Vermelho é referente à prevenção ao câncer de rim?
A doença, que representa cerca de 2 a 3% de todos os cânceres, é mais comum em homens na faixa etária de 50 a 70 anos. Este é o tumor urológico mais letal, com mortalidade de até 40%.
O principal fator de risco ligado ao câncer de rim é o tabagismo, que dobra o risco de desenvolver o tumor e ainda contribui em 1/3 de todos os casos. Dentre outros fatores de risco, pode-se citar:
- Obesidade;
- Irradiações;
- Hipertensão arterial sistêmica;
- Exposição a derivados de gasolina, chumbo, entre outros.
A maioria das pessoas com câncer no rim são assintomáticas. Grande parte dos tumores renais são considerados incidentalomas, ou seja, são diagnosticados incidentalmente durante a realização de outros exames, como check-up.
O quadro clínico pode ser manifestado através de diversos sintomas, como:
- Sangramento urinário;
- Dor lombar;
- Tumoração palpável;
- Febre;
- Suor noturno;
- Varicocele.
Seu diagnóstico é efetuado por exames de imagem, assim como o estadiamento médico, que define o tamanho da lesão e extensão do acontecimento tumoral.
O tratamento do câncer renal é individualizado através de observação e varia entre terapias ablativas (casos muito específicos) e tratamento cirúrgico com nefrectomia, seja parcial (poupadora de néfrons) ou radical (retira todo o rim). A retirada pode ser feita por cirurgia convencional aberta até laparoscopia e cirurgia robótica.
Agende sua consulta com um profissional da área.
Conheça-se, ame-se, cuide-se.
Agende sua consulta:
Telefone: (61) 3213-4701 | (61) 99681-6671 (WhatsApp)