fbpx

Cientistas descobrem porque algumas pessoas "travam" quando ficam nervosas

Você já teve a sensação de que não conseguia se mexer em um momento de estresse? Pesquisadores encontraram pela primeira vez pistas da origem desse fenômeno no cérebro.

A ansiedade é a resposta do nosso corpo para lidar com ameaças, uma mensagem para o organismo se preparar para lutar ou fugir – e rápido. Ela se torna um problema quando os sintomas surgem sem uma ameaça real. Pessoas com transtornos de ansiedade muitas vezes “travam”, os movimentos do corpo congelam e elas têm dificuldade de se mover em um momento de crise ou de estresse.

Um estudo internacional acaba de encontrar os primeiros indícios da origem desse fenômeno no cérebro. Os pesquisadores realizaram um estudo de 6 anos com 150 crianças, testando-as para descobrir aquelas que tinham sinais precoces de ansiedade social.

Quando essas crianças se tornaram adolescentes – e o diagnóstico de ansiedade delas se confirmou – eles trouxeram o grupo para o laboratório. Cada participante passava por uma ressonância magnética enquanto olhava para a imagem de uma pessoa com raiva.

A foto funcionava como um gatilho para a ansiedade social das crianças, para que os cientistas conseguissem ver o que acontecia no cérebro delas durante a crise. Como previsto, as crianças ansiosas demonstraram uma atividade muito acima do normal na região da amígdala, parte do cérebro ligada à forma como lidamos com emoções e ameaças.

Mas não foi só a amígdala hiperativa que saía do normal no cérebro ansioso. Os pesquisadores notaram uma mudança na atividade do córtex pré-motor. É essa a área que prepara o corpo para se movimentar – o que é essencial para a sobrevivência em uma situação assustadora. Só que, no cérebro dos adolescentes com ansiedade social, a atividade dessa parte do córtex era reduzida no momento do estresse.

A teoria dos pesquisadores é que o efeito dessa “inibição” é exatamente o que faz o ansioso sentir que não consegue se mexer em situações de estresse: deu tilt, congelou, travou. Para confirmar essa ideia, os cientistas precisam fazer novos testes, mas o estudo é o primeiro a encontrar uma ligação cerebral entre ansiedade e capacidade motora. A pesquisa vai ser apresentada no congresso anual da Faculdade Europeia de Neuropsicofarmacologia.

O pior é pensar que a ansiedade já deu um nó completo no seu propósito inicial: ela não só faz o organismo reagir exageramente quando não há ameaça, como deturpa nosso instinto de “lutar ou correr” – porque na hora da crise, não deixa o corpo fazer nem um, nem outro.

Fonte: Super Interessante

]]>

9 Comentários. Deixe novo

  • Fátima toledo
    07/05/2023 19:38

    Ontem tive uma crise de ansiedade e fiquei com falta de ar muito frio formigamento em braços e pernas pressão alta vomito e não conseguia movimentar nada do pescoço pra baixo. O meu cérebro estava lúcido. Sabia tudo que acontecia só que não conseguia me mexer. Fui transportada pelo SAMU. APOS Ser medicada com diazepan dormi e fui melhorando. A sensação é estranha. Vc tem domínio sobre sua mente mais não sobre seu corpo. Analisando hoje acredito que a causa de minha ansiedade foi uma tremenda revolta quanto ao que estava acontecendo e a certeza de que uma raiva muito grande em relação ao que ocorria me deixou a ponto de querer quebrar tudo que estava a minha volta para não cometer uma agressividade direta em relação as pessoas envolvidas na situação. Acho que me bloqueio fisicamente para não cometer tal ato. Eu apesar de muita revolta tenho a noção exata de que eu sai do meu equilíbrio e poderia fazer algo que não concordo. Não sou uma pessoa agressiva mais iria me tornar. Acredito que a minha mente estava firme apesar de estar ansiosa. Foi uma sensação de impotência diante do que acontecia. Foi realmente uma sensação muito forte. Meu cérebro estava lúcido mais meu corpo não.

    Responder
    • Lara Figueiró
      25/11/2023 23:49

      oi, tive isso agora á pouco, meus braços e pernas começarem á formigar, e muita tontura, e quando fui ver, n sentia e nem conseguia mexer nada do pescoço pra baixo, isso ocorreu após uma situação de um estresse enorme que acho que foi demais para meu cérebro e ocorreu algo nele que levou á isso, é aterrorizante.

      Responder
  • Noemy Badaró
    22/06/2023 11:02

    Eu sofro com isso há mais ou menos 2 anos. Isso é horrível! Gostaria de orientação de como devo agir nesses momentos de crise. Obs.: Tenho 24 anos.

    Responder
  • Boa noite, minha irmã aparentemente está com isso. Foi hospitalizada agora pouco, ela não se meche, mas escuta e entende o que falamos, pois a lágrimas corre. Ela disse que sentiu aperto no peito e formigamento no braço. Espero que ela melhore.

    Responder
  • Suzimara de Jesus Vilarinho
    04/10/2023 06:33

    Passei por isso pela a primeira vez uma sensação muito ruim achei q tava morrendo perdi os movimentos quando cheguei no hospital me falaram q era uma crise de ansiedade nunca pensei q seria assim😭😭

    Responder
  • Nascimento
    09/11/2023 22:36

    Minha irmã tem ansiedade, e muitas vezes não consegue anda as pernas parece uma Borracha que não fica firme no chão ela passa dias de cama . Ela já passou por vários médicos mas eles NÃO encontra nada nos exames faz 2anos .

    Responder
  • Fernanda
    28/11/2023 16:03

    Após uma cirurgia endovascular cerebral/aumentou demais a minha ansiedade/travo pra andar e e pra falar em público

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também: