Fertilização in vitro: Hospital Daher é parte da história do procedimento em Brasília
O primeiro bebê de proveta concebido e nascido em Brasília chama-se Alessandro e veio ao mundo em janeiro de 1993.
“Alessandro é o nome do primeiro bebê de proveta nascido no DF. Pesando três quilos e 130 gramas e medindo 49 centímetros, o menino nasceu, de parto cesariana, às 2h30 de ontem na Clínica Daher (Lago Sul)”. Este é um trecho da matéria publicada no Correio Braziliense sobre o primeiro bebê concebido e nascido por meio da fertilização in vitro (FIV) em Brasília, no mês de janeiro de 1993.
O fato histórico para a Medicina do Distrito Federal ocorreu no Hospital Daher, anteriormente conhecido como Clínica Daher, pelas mãos do Dr. Joaquim Roberto Costa Lopes, Ginecologista e Obstetra e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana.
A história da fertilização in vitro em Brasília
O Dr. Joaquim Roberto Costa explica que no ano de 1989, junto com um grupo médico, participou de um workshop sobre fertilização in vitro (FIV), em São Paulo. Com isso, no ano de 1990, passou a aperfeiçoar seus conhecimentos na área, até que foi montado o laboratório no Hospital Daher Lago Sul.
A equipe do Dr Joaquim era multidisciplinar, composta por ginecologistas, biólogos, geneticistas e psicólogos. A psicologia, inclusive, teve papel fundamental com a Dra Thais Bleyer Martins Costa, psicanalista da instituição até hoje.
No dia 20 de setembro de 1991, foi realizada a primeira coleta ovular. Nesse período, foi constatado que a paciente tinha o risco de hiperestimulação ovariana. Então, o Dr. José Gonçalves Franco Júnior, que possuía grande experiência na área, acompanhou o procedimento.
A gravidez não aconteceu, mas as temidas complicações também não se concretizaram. E no quarto ciclo de FIV, em abril de 1992, foi obtido o primeiro positivo.
Fertilização in vitro em Brasília: o primeiro positivo
No ano de 1992, o Hospital Daher foi o local de concretização de um fato histórico em Brasília: a primeira fertilização in vitro.
A paciente, com 30 anos, passava por infertilidade conjugal, devido ao fator masculino. A gravidez foi concretizada logo na primeira tentativa, e a gestação evoluiu de forma satisfatória.
Então, no dia 14 de janeiro de 1993, 15 dias antes do programado, nasceu Alessandro, com 3,130 kg, o primeiro bebê de proveta concebido e nascido na cidade.
Sobre o Hospital Daher
Com quatro décadas de existência, o Hospital Daher hoje se transformou em hospital geral de alta complexidade e não realiza mais o serviço de fertilização in vitro. Mas faz parte da história da especialidade em Brasília, junto à equipe do Dr. Joaquim, que está publicando um livro sobre o marcante acontecimento médico.
Por seu pioneirismo nesta e em outras áreas da medicina, o Hospital Daher consolidou-se como referência entre os serviços de saúde de Brasília. Aliando ainda confortáveis estruturas, procedimentos modernos, seguros e eficazes e atendimento acolhedor, tornou-se mais do que um hospital: um centro de hospitalidade.
O cliente saúde Daher encontra, nas amplas instalações do hospital, qualidade em todos os serviços ofertados, como Ambulatório com diversas especialidades médicas, Centro Cirúrgico, Pronto-Socorro, UTI e Unidade Coronariana, além de excelentes atendimentos em Oncologia, Cardiologia, Dermatologia, Cirurgia Plástica, entre outros.