No mês de conscientização da importância do cuidado à saúde mental, por meio da campanha Janeiro Branco, o Hospital Daher promoveu uma “Manhã Musical” para seus pacientes, com as alunas de música e canto popular, Fernanda Diniz e Laura Marinho. A ação foi realizada nas dependências do Pronto Socorro, passando pelas UTI´s e unidades clínicas do hospital.
Como em uma serenata, as convidadas e os colaboradores percorreram as unidades hospitalares cantando um repertório repleto de música popular brasileira e música religiosa.
“Nossa intenção é que ações como esta se tornem frequentes e que sejam incluídas nas práticas de humanização, tendo em vista os benefícios”, afirma a psicóloga do Hospital Daher, Érika Gaioso Conti.
Estudos demonstram que a música proporciona sensação de bem-estar, relaxamento, alegria, entretenimento, mudança da rotina, aproximação entre as pessoas, dentre tantos outros benefícios. Além disso, contribui também para a melhora do humor, da qualidade do sono, da diminuição da dor e da ansiedade. A música, como recurso terapêutico, tem sido amplamente utilizada nos serviços de saúde no mundo todo, devido às inúmeras vantagens.
Sendo assim, podemos concluir que a música, com seu potencial terapêutico, é capaz de promover alterações físicas, mentais e comportamentais, afetando a todos que se encontram no ambiente hospitalar, sejam pacientes, familiares, acompanhantes ou profissionais da saúde.